BELO HORIZONTE: Belo Horizonte será a casa de outra seleção latino-americana na Copa do Mundo de 2014.

A equipe chilena, comandada por Jorge Sampaoli, selou a permanência na Toca da Raposa II durante o Mundial do ano que vem. A informação foi confirmada pela diretoria do Cruzeiro Esporte Clube, dono do centro de treinamento escolhido pela Roja, nesta quarta-feira (11). No dia 23 de outubro, a Argentina definiu a Cidade do Galo como sede de treinamento em 2014.

O governador Antonio Anastasia comemorou a decisão da equipe pela permanência na capital mineira. “A escolha da Seleção Chilena por Belo Horizonte como local de sua base de preparação demonstra, mais uma vez, o preparo e as boas condições da infraestrutura oferecida em nossa capital para hospedar as grandes seleções que virão ao Brasil na Copa do Mundo de 2014.

“Não somente os Centros de Treinamento e Campos Oficiais estão mais do que qualificados para receber os principais times do mundo, mas também a infraestrutura viária e turística, o aparato de segurança pública e a localização estratégica fazem de nosso estado um dos destinos mais atrativos para as equipes e visitantes durante o Mundial. Em nome de todos os mineiros, dou as boas-vindas à Seleção Chilena, que certamente será bem acolhida com a costumeira hospitalidade dos mineiros”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, as escolhas das duas equipes dos países vizinhos são fundamentais para o Estado. “É uma grande vitória para Minas Gerais ter duas seleções sul-americanas, Argentina e Chile, numa Copa a ser realizada na América do Sul. Essas escolhas vão trazer muitos benefícios turísticos, econômicos e de promoção internacional do Estado. Tudo isso mostra que nossa preparação para receber as seleções foi exitosa em termos de logística, estrutura e de segurança.

“Temos ainda que agradecer aos clubes que também vão se beneficiar com a chegadas dessas seleções”, destacou o secretário. Minas Gerais oferece ainda estruturas hoteleira e esportiva às seleções em outras quatro cidades selecionadas pela FIFA: Ipatinga (Estádio João Lamego/Hotel San Diego), Juiz de Fora/Matias Barbosa (Estádio Radialista Mário Helênio/Haras Morena), Sete Lagoas (Arena do Jacaré/JN Resort) e Uberlândia (Complexo Virgílio Galassi/Hotel San Diego).

A Seleção Chilena se hospedou na Toca da Raposa II em abril deste ano, quando empatou em 2 a 2 no amistoso contra o Brasil, no Mineirão. Desde então, Jorge Sampaoli, técnico da equipe chilena, não poupa elogios ao Centro de Treinamento do Cruzeiro, o que gerou várias especulações na imprensa chilena sobre a escolha de Belo Horizonte como sede da equipe, no início de novembro.

Com oito participações na Copa do Mundo, o Chile conquistou sua melhor colocação, o terceiro lugar, no evento de 1962 sediado em seu país. Na Copa do Mundo da FIFA 2010, a Seleção Chilena chegou até as oitavas de final, fase em que a equipe poderá enfrentar a Seleção Brasileira, do técnico Felipão, em 2014.  “O Chile é bem organizado, os jogadores são inteligentes, têm um time bom. Prefiro enfrentar qualquer outra (equipe) nas oitavas de final, menos o Chile”, destacou o treinador à imprensa no início desta semana.

Na Copa de 2014, o combinado foi sorteado no Grupo B e, durante a fase de grupos, enfrentará a Austrália, em Cuiabá; a Espanha, no Maracanã, e a Holanda, no Itaquerão. Belo Horizonte receberá quatro confrontos nessa fase, todos em junho: Colômbia e Grécia (14), Bélgica e Argélia (17), Argentina e Irã (21), Costa Rica e Inglaterra (24).

De acordo com o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camillo Fraga, haverá uma bem-vinda invasão de torcedores latinos em Belo Horizonte. “A capital mineira será a sede latino-americana do Mundial. Os torcedores vão marcar presença na cidade, já que argentinos, chilenos e colombianos estão entre os cinco países que mais solicitaram ingressos para a Copa”, finalizou.

Turismo

Os chilenos estão entre os turistas da América Latina que mais visitam Minas Gerais. De 2008 para 2012, o desembarque destes estrangeiros no estado cresceu 106%. No ranking, os argentinos ocupam o primeiro lugar, seguidos da Venezuela, Colômbia, Uruguai, Equador, Peru e Chile. Os dados são do  Observatório do Turismo em Minas Gerais.  Veja aqui a tabela completa.

#

Foto 3710: Amistoso entre Brasil e Chile, realizado no Mineirão, em abril de 2013
Crédito da foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Foto 4:Sérgio Jadue, presidente da Federação Chilena de Futebol (esq) e Felipe Correa, gerente da Seleção Chilena

Crédito: Secopa MG

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo
Fone: +55 (31) 3916 0477
http://www.belo2014.com.br
http://twitter.com/belo2014
http://www.facebook.com/belo2014

2 Attachments
credito-gil-leonardi_3710.jpg
foto 4.JPG
 ########################